Pesquisar este blog

domingo, 13 de abril de 2014

Páscoa e livros. Tem coisa melhor?


            
          Dar um ovo de páscoa é dar uns quilinhos a mais. Quanto mais gostoso o chocolate, maior o teor de gordura e açúcar.

            Livro tem várias vantagens: não aumenta a cinturinha, só o repertório de conhecimento. Livro não acaba, pode ser relido sempre. E a leitura de uma história bonita dá muito mais prazer do que se entupir de chocolate. Sem falar, que muitas vezes o livro é mais barato que o ovo.
             Ok, a gente sabe que os ovos de Páscoa são tradição e todo mundo gosta. Então, pra não radicalizar, que tal ler um livro enquanto saboreia o seu?

Grupo Gotta recebe homenagem na Câmara Municipal.


              
            A homenagem foi por conta do Dia do Contador de Histórias,no dia 20/03.  Para os contadores de histórias do grupo foi algo diferente porque eles nunca receberam esse tipo de homenagem, voltado aos integrantes, e não ao projeto em si.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Palavra de escritor - Lygia Bojunga



“Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede, deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava em um outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro.” O relato é de Lygia Bojunga. Quando criança, ela fazia do livro um brinquedo. Já adulta, transformou-se em uma das principais escritoras brasileiras de livros infantis. A história de Lygia ilustra e comprova a teoria de que o contato com os livros desde cedo é importante.


Sugestão de livro

          
      Mais um volume das aventuras dos irmãos Gabriel e Clara, criados pelo renomado escritor Ilan Brenman. Ilustrações da premiada Silvana Rando, vencedora do prêmio Jabuti 2011. Livro alegre e com rimas, que mostra às crianças quais cidades brasileiras sediarão os jogos da Copa. O livro Gabriel descobriu as 12 cidades brasileiras que serão sedes da Copa do Mundo de 2014 e já imagina como será esse grande evento: em Cuiabá, a bola voará como um sabiá. Em Fortaleza, o jogo, com certeza, será uma moleza. Em Recife, o juiz se comportará como um xerife.


Conhecendo um pouco mais - José Cândido de Cavalho.


    
         José Cândido de Carvalho, jornalista, contista e romancista, nasceu em Campos, RJ, em 5 de agosto [mas só registrado em 15 de agosto] de 1914, e faleceu em Niterói, RJ, em 1º de agosto de 1989.  Era filho de lavradores de Trás-os-Montes, norte de Portugal, o pequeno comerciante Bonifácio de Carvalho e Maria Cândido de Carvalho, que se fixaram em Campos de Goitacases. Aos oito anos, por doença do pai, veio morar algum tempo no Rio de Janeiro, quando trabalhou, como estafeta, na Exposição Internacional de 22. Desses tempos fabulosos da história do mundo, os alegres anos 20, o menino guardou lembranças inesquecíveis. Logo voltou a Campos, onde continuou a estudar em escolas públicas. Nas férias trabalhava como ajudante de farmacêutico, cobrador de uma firma de aguardente e trabalhador de uma refinação de açúcar.
 

Professores com um novo olhar sobre as atividades de leitura.


           
         O trabalho com leitura parece estar em um novo patamar nas escolas nos últimos anos. Os professores compreendem a função da leitura em suas diferentes modalidades: leitura pelo professor, leitura pelo aluno, leitura compartilhada, leitura para apresentar aos outros. Ler e apreciar um texto, atribuir sentido a ele, reler, comentar, comparar com outras leituras, ouvir o que dizem outras pessoas sobre o mesmo texto e ampliar seu olhar são ações que a escola pode desenvolver com os alunos em diferentes faixas etárias.


- Revista Nova escola-